Grama Coreana

Grama Coreana

Características:

A coreana é uma planta perene da classe das monocotiledôneas do grupo das Zoyzias. Grama de origem Africana das Ilhas Mascarenhas; produzida a partir do século XXI nas regiões tropicais da Ásia e Europa, América do sul e região sul da china. Essa grama tem folhas muito macias de coloração verde médio-intenso, se desenvolve melhor em áreas de sol pleno com solo fértil e boa irrigação. Essa espécie tem crescimento lento, por isso não é indicada para plantio em locais de pisoteio intenso, como gramados de campo de futebol ou áreas com muita circulação de pessoas.

Indicações para plantio:

Por ser uma espécie rasteira, macia e de pouco volume, a coreana é uma ótima opção para formação de gramados em jardins delicados, como recantos, jardim oriental, entre outros; por essas mesmas características, também é indicada para formação de gramados de campos esportivos como golfe e pólo. Dicas: leia Gramas para Jardim.

Como plantar grama Coreana:

Após ser colhida a Coreana é acondicionada em paletes para o respectivo carregamento e transporte da mesma. As medidas dos tapetes e placas variam entre 0,40 x 1,25 cm e 0,40 x 62,5 cm, estes formatos facilitam muito a execução do plantio. Dica, elimine da área de plantio, todos os tipos de material ou resíduos que possam obstruir o contato da grama com o solo. Leia nosso passo a passo completo com dicas e informações sobre Como plantar grama e tire todas as suas dúvidas.

Cuidados e manutenção:

A grama Coreana necessita de solo fértil e adubação frequente. Se o solo for muito fraco, aplique no mesmo um pouco de calcário agrícola para ajudar a equilibrar o PH do solo. Obs. Em caso de dúvidas consulte um agrônomo. O plantio dessa grama é relativamente fácil de ser executado, basta instalar um tapete ao lado do outro, sempre alinhando-os para que se mantenham encaixados e o plantio já estará pronto. Dica, Pulverize um pouco de terra entre as folhas da grama e irrigue todos os dias por aprox. 30 dias. Leia sobre Adubação para gramas.

Custo-benefício e preço m2:

Comparado ao preço das outras gramas a coreana tem maior custo para aquisição; porem o seu efeito ornamental compensa o valor do investimento. Textura macia, baixo volume das folhas e aparência delicada, são o seu maior diferencial; por esta razão, é muito utilizada para execução de projetos de jardins personalizados dentro do paisagismo. Os jardins feitos com essa grama apresentam um visual muito agradável, um verdadeiro cartão postal.

Recomendações:

A grama Coreana precisa ser aparada regularmente; caso contrário poderá ficar com à aparência de tapete enrugado.