grama esmeralda 2

Grama Esmeralda com o melhor preço do Estado

A grama esmeralda tem folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa. É rizomatosa, isto é, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima. É perfeita para jardins residenciais, condôminos, empresas, campos esportivos, playground, formando gramados muito densos e macios quando bem cuidados. Embora resistente ao pisoteio não deve ser utilizada em tráfego intenso. Deve ser aparada sempre que alcançar 2 cm.

Rústica, deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares. Não é indicada para locais de tráfego intenso, nem para áreas sombreadas. Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.

Nome científico: Zoysia Japônica. Classe Monocotiledônea. Família: Poaceae. Origem Asiática, País: Japão. Luminosidade: Sol Pleno. Clima: Tropical, Equatorial, Subtropical e Temperado – Nomes Populares: Grama esmeralda, Esmeraldinha e Zóisia silvestre.

Características:

Planta herbácea muito resistente de crescimento entre 10 a 15 centímetros de altura; suas folhas são em formato de lança, pequenas, estreitas e muito macias. Essa grama deve ser plantada a sol pleno, mas tolera um pequeno período de sombra. Quando plantada em locais muito sombreados o gramado costuma ficar ralo, estolhado, mostrando o solo. Leia mais informações em Gramas para Jardim.

Custo-benefício e preço por metro quadrado (m2):

A grama esmeralda tem preço baixo para aquisição, é muito resistente, tem bom enraizamento e baixo custo para plantio e manutenção. Outro fator positivo é que a mesma não exige podas muito frequentes, responde bem a adubação química e suporta herbicidas seletivos contra pragas e ervas daninhas. Por seus vários aspectos positivos, é ideal para gramar campo de futebol, jardins residenciais e corporativos. Cote o “preço da grama esmeralda” desconto especial no preço da grama com o frete.

Tipos de plantio para grama Esmeralda:

O plantio dessa grama pode ser realizado das seguintes formas:
1- Plantio de grama em placa e tapete: Ideal para jardim, campo de futebol e talude.
2- Plantio de grama em mudas: Ideal para cultivo em áreas rurais de grande porte.
3- Plantio de gramas em plug: Ideal para preencher falhas em gramados já formados.

 

Como plantar grama Esmeralda:

No plantio convencional a Esmeralda é plantada nos formatos de placas e tapetes, com medidas que variam conforme a região; a mais comum é a de 0,40 x 1,25 = 0,50 m2. Devido a essa configuração o gramado fica praticamente pronto a medida em que as placas ou tapetes vão sendo instalados. Outra vantagem desse tipo de plantio é que o preço para execução é mais baixo, e o fechamento da grama ocorre de forma rápida, formando um tapete verde uniforme, com estolhos e folhas bem entrelaçados. Leia o artigo Como plantar grama e tire dúvidas sobre tipos de plantio e preço m2.

Obs. Se o solo a ser gramado estiver muito infestado por pragas e ervas daninhas é importante limpá-lo antes de plantar a grama. Este serviço pode ser feito com capina, ou com uso de herbicidas. Após o plantio, nos primeiros meses ainda é possível que renasçam algumas ervas daninha remanesce do local;  mas a medida em que a grama vai se fechando, a incidência vai diminuindo gradativamente e o gramado fica compacto. Para maiores informações, leia como matar erva daninha na grama e, em caso de dúvidas consulte um agrônomo.

Cuidados com a grama esmeralda:

Recomenda-se Aparar essa grama sempre que o volume das folhas ultrapassarem três centímetros de altura. A adubação deve ser feita pelo menos a cada três meses, para que a grama possa se manter sempre verde bonita e saudável. Leia o nosso artigo com dicas e informações sobre Adubação para gramas.

Principais Indicações:

A grama esmeralda é Ideal para plantar em campo de futebol, jardins residências e industriais, casas de campo e praia, playground e talude.